O cavalo Lusitano é um cavalo com origem em Portugal continental, com especial incidência nas zonas do Ribatejo e Alentejo. Estes cavalos já eram montados pelos Romanos à cerca de 5000 e consideravam ser este o melhor cavalo de sela conhecido.
Apesar de ser usado como cavalo de trabalho, nomeadamente pelos campinos, que têm uma predilecção especial por esta raça, o Lusitano é, cada vez mais, um cavalo procurado por criadores de todo o mundo, graças às suas qualidades únicas.
Como cavalo de Alta Escola, tem demostrado ser uma mais valia, já que a sua grande inteligência lhe permite uma aprendizagem rápida e constante, havendo hoje cavalos Lusitanos espalhados pelas cinco partidas do mundo, com esta finalidade.
Como cavalo de sela e passeio, é extremamente dócil e participativo, pelo que é um cavalo muito bom para quem o procura apenas para lazer.
Como cavalo de salto, é corajoso e tranquilo, o que lhe permite enfrentar qualquer obstáculo com a máxima confiança e sair para o seguinte com a mesma rapidez e elasticidade.
Como cavalo de provas de resistência, tem demostrado sempre ser um lutador nato, a sua energia não tem fim, e mantém uma velocidade constante muito apreciável.
Mas a sua grande especialidade são, sem sombra de dúvida, as touradas.
Demonstrando uma coragem e uma tranquilidade únicas perante o adversário, sai para a cara do touro sem qualquer temor.
É, indiscutivelmente, o cavalo de toureio de eleição, não só em Portugal, mas em todo o mundo.
Dizem os criadores que o touro bravo só existe porque existe tourada.
Pois bem, só existe tourada à portuguesa, porque existe a magia e a coragem do cavalo Lusitano.
Em adulto, o Lusitano pode atingir os 500 kg e uma altura de 1,60 m.
As cores mais comuns são: ruço, tordilho, castanho, baio, alazão e ainda o preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário